A Sessão Solene de Posse dos vereadores jovens da Câmara Jovem de Bady, foi realizada na última quinta-feira, dia 13, no plenário da Câmara Municipal. No total, 22 jovens tomaram posse, sendo 11 como titulares e 11 como suplentes e passaram a integrar a primeira turma da Câmara Jovem.
Esta conquista é fruto da aprovação unânime do Projeto de Resolução nº02/2025, de autoria da Mesa Diretora, que é composta pela presidente Fabrícia Caldeira, pelo vice-presidente Vanderlei Barufi, a primeira secretária Lidiane Vieira e o segundo secretário, João Carlos Vieira. Além dos quatro integrantes da Mesa, os vereadores Deusivaldo, Diego, GIlmarques, Isabel, Laércio, Lidiane, Mário e Orlandinho, votaram a favor do Projeto.
O Projeto institui a Câmara Jovem no município e destaca como objetivos:
- fortalecer a democracia local, aproximando a juventude das instituições públicas, tornando-os mais conscientes do seu papel na construção de um ambiente democrático, justo e participativo;
- oferecer aos jovens uma experiência prática do processo legislativo, proporcionando-lhes a oportunidade de atuar em sessões simuladas, discutindo questões relevantes para a cidade, além de fomentar o aprendizado sobre os mecanismos de participação popular;
- promover a educação política dos jovens de Bady Bassitt, proporcionando-lhes conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo, o processo de elaboração das leis e o impacto da política na vida cotidiana dos cidadãos;
- fomentar a criação de políticas públicas voltadas para a juventude, incentivando a elaboração de propostas e iniciativas que atendam às demandas e necessidades da população jovem de Bady Bassitt;
- estimular a criação e implementação de projetos sociais, de forma que os jovens possam propor soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida no município, com ênfase na educação, saúde, cultura, esporte e meio ambiente.
Foram empossados como titulares da Escola João Matheus, os alunos Marcelo Junger Ribeiro, Felipe Souza Golin, Bárbara Vitória de Souza Campos, Ághata Cristina Leôncio Viviane e Kaylaine Gonçalves Gomes. Como suplentes, da mesma escola, ficaram os alunos Lana Júlia Félix Cescon, Izabella Caroline da Silva Santos, Yara Cristina Rosa Coelho, Felipe Larson Tenório Alves da Silva e Anna Beatriz de Freitas Matos.
Da Escola Áurea de Oliveira, titulares Isabela Coelho de Lima, Maria Clara Rodrigues Prates, Angelina Rodrigues de Souza e Gabriel Jacob Ricardo dos Santos. Suplentes Bianca Yanine Navia Aramayo, Júlia Predassoli Freitas Calixto, Jaqueline Teixeira da Silva e Ana Flávia da Costa Ferreira.
Da Escola Nice Beolchi, os titulares são Maria Luiza Rubinho dos Santos e Adyna Vitória Rodrigues Bardella. Suplentes Ana Clara Dourado Lima e Gustavo Leal da Costa.
Todos os alunos proferiram o Termo de Promessa e assinaram o Termo de Posse, além de receberem uma camiseta para usarem durante as Sessões Ordinárias Jovens, que acontecerão em 2026, sendo uma por semestre.
“Queremos que esses jovens vivenciem, de fato, a rotina e as atribuições reais de um vereador. O intuito é prepara-los para o futuro que está nas mãos deles, tanto nas urnas, ao escolherem seus candidatos, quanto na possibilidade de eles serem os candidatos. Queremos trazer à tona a verdadeira democracia e mostrar que pode haver política com honestidade e responsabilidade”, ressalta a presidente Fabrícia Caldeira.
Texto: Andressa ZAFALON
Assessora de Comunicação
Publicado em: 17 de novembro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara